See other templates
5Encuentro Argentina

Evolução na Incerteza”

Rafaela, Argentina

10/11 de Agosto 2018

Dia 10 de Agosto

Painel sobre essa temática a cargo do Lic. Jon Aizpurua e a Dra. Ana María Llamazares.

Aberto ao público em geral, gratuito.

Sala: Auditório do Professorado Joaquin V. Gonzales, Rafaela, Santa FÉ.

Hora: 20h.

Dia 11 de Agosto

Palestra a cargo de Ana María Llamazares (Marco teórico)

O desafio dos Novos Tempos

Da Ilusão da certeza ao gozo da incerteza

Às 10h na Sociedade Espiritismo Verdadeiro, seguindo-se os Painéis.

Vivemos tempos de crises e transação. Um mundo está chegando a seu fim, com todas as resistências e tensões que isso gera. E outro novo tempo, lentamente, está germinando cada vez com mais presença. Com muita dor, com paixão e esperança, entretanto sob o signo de uma vivência que ainda custamos a aceitar – e muito menos desfrutar – a incerteza.

Desde os começos do século XX assistimos a uma convergência de novos paradigmas, tanto na ciência como na arte, na filosofia e na cultura em geral, que marca o fim das explicações mecanicistas e do determinismo, e, junto com elas, a queda da ilusão realista de um mundo sólido e exclusivamente material e do fundamentalismo da certeza racionalista. Entramos decididamente na era da energia, da virtualidade e da incerteza...Sem qualquer dúvida isso significou uma forte comoção existencial e filosófica – a tão célebre “queda do fundamento”; mas também abre outras possibilidades epistemológicas e propõe o desafio de levá-las à prática.

Assumir a incerteza, não a partir da angústia da suposta solidez perdida, mas como uma condição de possibilidades, nos permite conectar com o prazer de acompanhar a espontânea fluidez da vida e reconhecer que ali reside grande parte de sua riqueza e suas pontencialides criativas. A ambição do controle e o medo de perdê-lo somente geram frustração e sofrimento.

Na palestra exploraremos a dimensão paradigmática desse tema, pois consideramos que a compreensão é o ponto de partida para gerar uma mudança de atitude que permita transformar o que inicialmente podemos sentir como um limite em uma possibilidade criativa e possível de desfrutar.

Painéis Temáticos

- Incerteza no âmbiTo da Saúde, finitude. A cargo do Dr. Eduardo Marzioni e Lic. em Psicologia Lucía López.

- Incerteza no âmbito socioeconômico e ambiental. A cargo do Lic. Ariel Masut – Economista, Assessor YPF e membro da SEV.

Dinâmicas interativas

Durante as sessões matutinas o tema será apresentado de forma teórica e expositiva, a partir das diferentes perspectivas propostas pela organização: a visão paradigmática; a saúde e a finitude da vida e o socioeconômico e ecológico. Em razão disso, propõem-se dinâmicas vivenciais e interativas para as sessões da tarde, as quais retornarão e esses mesmos eixos temáticos, desenvolvendo-os mediante a participação ativa dos assistentes.

Os resultados das dinâmicas interativas, tanto teóricas como práticas e vivenciais, poderão ser integrados nas conclusões da Jornada.

Esperamos contar com a assistência de espíritas de todo o continente que se sintam motivados a debater essa temática mediante a metodologia proposta, entendendo que é uma problemática que nos perpassa a todos convidando-nos a uma reflexão compartilhada.

Novamente, esse espaço, O 5º Encontro da CEPA na Argentina, propõe um âmbito aberto de encontro de espíritas de toda a região, capaz de propiciar uma interação inteligente, profunda e produtiva, com o objeto de renovar nossos laços de amizade e, ao mesmo tempo, permitiR-nos a aquisição de ferramentas necessárias a um melhor viver dentro da evolução solidária proposta pelo espiritismo.

Ficam todos convidados para os dias 10 e 11 de Agosto de 2018 em nossa Instituição: Espiritismo Verdadeiro, em Rafaela, Santa Fé, Argentina.

COMISSÃO ORGANIZADORA 5º ENCONTRO DA CEPA NA ARGENTINA

Topo