
CEPA Associação Espírita Internacional
CEPABrasil – Associação dos Delegados e Amigos da CEPA no Brasil
II Fórum do Livre Pensar Espírita da Grande São Paulo 2023
PROPOSTAS PARA O ESPIRITISMO FUTURO: QUEBRA DE PARADIGMA
Em busca de uma sociedade mais justa e igualitária

Foram duas semanas de encontros muito interessantes com provocações às nossas reflexões, todas muito contribu vas para pensar o espiri smo futuro, possivelmente a partir de novos paradigmas.
A abertura se deu no Grupo Espírita Manoel Bento, zona norte da cidade de São Paulo, ficando a palestra a cargo do nosso companheiro Elias Moraes, da cidade de Goiânia-GO, com o título “Contextualizar Kardec visando uma nova sociedade”.
Com a casa cheia, a versatilidade do palestrante e a importância do tema, podemos afirmar que o pontapé inicial se deu em altíssimo estilo.

Na sequência, o Centro Espírita José Barroso recebeu o expositor Luiz Signates, também da cidade de Goiânia-GO, que discutiu o tema “O que há de espiritual nas temáticas sociais”. Noite de muita provocação à reflexão, culminando com a proposta de pensarmos qualquer temática espírita a partir das relações humanas e sociais. Além do encontro com amigos, houve muita conversa sobre o assunto da palestra, fechando a noite com pleno sucesso.

Com a presença do público da casa e dos amigos que acompanharam o Forum, o evento mereceu destaque, não apenas pelo conteúdo da exposição, mas também pelas questões apresentadas ao final. Noite de júbilo, pelo encontro, o conhecimento e a amizade.

A segunda semana teve as mulheres na condução dos debates. No dia 21, Claudia Jerônimo propôs um diálogo muito agradável sobre as leis morais a partir do tema: "Proponho pensarmos em quebrar o paradigma do discurso. Vamos agir!". Teve música, reflexão e alegria.

Na quinta-feira, 26/10, foi a vez do Centro de Estudos Espíritas José Herculano Pires, que recebeu a escritora Ana Cláudia Laurindo, de Florianópolis-SC, num dia de grande festa. Além de ofertar seus conhecimentos e provocar muita inquietação reflexiva, com o tema “Sensibilidade social: direcionamento para uma sociologia espírita”.

Ana Cláudia compar lhou seu aniversário com os paulistanos, que também comemoraram naquele
evento o 70o aniversário do Centro. Foi uma noite de gala, com tudo que o seleto público presente teve direito.


Fechamos o 2o Fórum do Livre Pensar Espírita da Grande São Paulo com a Sandra Régis, no Centro Espírita Nova Era. Para além da belíssima e oportuna palestra sobre “O Protagonismo feminino no movimento espírita atual é o que esperamos para o futuro?”, o público presente foi brindado com as belíssimas apresentações artísticas de Sandra, acompanhada do violonista Hélio Fernandes, ambos da cidade de Santos-SP.

As casas oferecerem um saboroso lanche ao final de cada evento, permitindo estender a confraternização e o bate-papo amistoso.
É tempo de agradecimento, portanto. A ideia foi realizar um evento que permitisse a mais pessoas conhecerem a forma como os adeptos, delegados e amigos da CEPA estão estudando, interpretando e tentando vivenciar o Espiritismo. A proposta de difundir o Espiritismo numa visão laica, livre pensadora, progressista, progressiva, humanista, pluralista e genuinamente Kardecista, alcançou o seu objetivo.
A todos os centros que participaram, a todos que se abalaram de outros estados, ou de seus compromissos para conduzir o debate e especialmente a todos que foram prestigiar, nosso muitíssimo obrigado!